Ir para a Home Page
Estatuto Editorial

Reencontro com a História

O jornal NOTÍCIAS DE COLMEIAS realizou nos dias 28, 29 e 30 de Setembro de 2002 no salão nobre da Junta de Freguesia de Colmeias a exposição "Reencontro com a História". A exposição deste ano talvez não tenha mesmo impacto das exposições já realizadas, mas foi seguramente a mais rica no seu recheio. Recuámos tanto no tempo que conseguimos garantir achados preciosos e relevantes da vida pré-histórica e jurássica em Colmeias. Os humanos primitivos também aqui viveram. 0 NOTÍCIAS DE COLMEIAS conseguiu juntar provas concretas da sua existência. Também apresentámos algo recente. Quem não se lembra das velhas mós que faziam a farinha, da preciosa louça feita na antiga Cerâmica da Madalena e até mesmo do velhinho escudo, que já faz parte da história da nossa nação? Recuámos aos primórdios e chegámos aos nossos dias na amostra "Reencontro com a História".

Assumir um reencontro com a história é um dever que o Homem deve cumprir nos seus horizontes. Reencontrar a história pode ser feito através de peças de tempos muito idos ou mais recentes, através de um livro que documentou ou registou acontecimentos de importância fulcral no tempo ou, até mesmo, através de testemunhos de pessoas que viveram directamente o passado mais ou menos longínquo.

De um dia para o outro, num virar de segundo, podemos sempre reencontrar a história. Um funesto acontecimento público, uma admirável criação, um feito ou descoberta notável de alguém, uma criação majestosa, uma guerra, acto fortuito ou heróico... tudo pode ser história e historiado.

Colmeias alberga património relevante que nos leva ao reencontro da história da comunidade. Como uma das mais antigas freguesias do bispado de Leiria, é conhecido um documento que atesta a sua antiguidade por alturas do início da nacionalidade de Portugal. Mas todos os achados, pré-históricos e de civilizações póstumas, será sempre pertinente mostrar tais descobertas, independentemente do seu estado de conservação, longevidade e valor.

O mensário NOTÍCIAS DE COLMEIAS uma vez mais fez história com a "história" que achou nos vários cantos da freguesia. Objectos que atestam a veracidade e a importância de um caminho traçado pelos nossos antepassados. Agora, urge mostrar e com eles tomarmos a aprendizagem.

Foi este o objectivo principal da exposição "Reencontro com a História". Os visitantes saíram da sala nobre da autarquia Colmeense com um visionamento de um retalho do percurso vivido noutros séculos, mas neste chão, nestes campos, sobre estas paragens que hoje designamos de COLMEIAS.

Voltar


© 2003 - Inforletra, Lda - Todos os direitos reservados - Powered by ERION

Historial
Evolução da Imprensa
Assinaturas
Sugestões
Dê-nos Notícias
Exposições
Ficha Técnica